Notícias

metodo pomodoro timer
 
Em minhas palestras, consultorias e atendimentos de coach, comumente me encontro na reflexão acerca de como aumentar a produtividade.
É notório como as pessoas querem desenvolver melhor seu potencial e produzir mais. O vendedor que quer otimizar seu trabalho com suas vendas, o "concurseiro" que quer melhorar seu rendimento nos estudos, e por aí vai.
 
Boa parte dos impedimentos e que nos impossibilitam realizar alguma tarefa do dia, são causados por nós mesmos. Por mau gerenciamento do nosso tempo, acabamos ocupando nosso tempo com pequenas distrações e interrupções que desviam nossa atenção. Atualmente, os smartphones tem um importante papel prejudicial com relação a isso, fornecendo acesso rápido e fácil a 03 vícios da sociiedade moderna: Facebook, Whatsapp e joguinhos.
 
Há algum tempo, eu conheci uma técnica muito interessante, que é a chamada Técnica do Pomodoro.
 
Criada na década de 80 por Francesco Cirillo, quando ele ainda era estudante, ele deu esse nome por utilizar um timer de cozinha (no formato de um tomate) para essa técnica. Tudo começou quando ele  procurava uma forma de melhorar a qualidade do seu tempo de estudo e eliminar as distrações e interrupções que desviavam sua atenção.
 
 Então eu fiz uma aposta comigo mesmo, uma aposta tão útil quanto humilhante: “Você consegue estudar – estudar mesmo – por 10 minutos?” Eu precisava de uma validação objetiva, um tutor de tempo, e encontrei um no timer de cozinha com o formato de um tomate (ou pomodoro, em italiano)."
 
A técnica foi se desenvolvendo e aprimorando até que em 1992, consolidou-se no modelo que temos hoje, de maior eficiência.
 
Como desenvolver:
 
  1. É crucial que organize suas tarefas (quer sejam de estudos ou trabalho) designando de forma pontual tudo aquilo que deseja realizar durante o dia.
  2. Na etapa de execução, você aciona o timer de 25 minutos e começa a trabalhar, estudar, olu qualquer outra tarefa que vá realizar. Mesmo sozinho ou em grupo, dedique-se exclusivamente a essa tarefa, de maneira concentrada. Neste espaço de tempo, você (ou sua equipe) não atendem telefone, não levantam para ir ao banheiro, ou fazem qualquer coisa que distraia. É concentração total.
  3. Após os 25 minutos, você tem direito a 5 minutos de descanso. É a hora de ir ao banheiro, responder àquela ligação urgente, observando esse intervalo.Durante esses 5 minutos, você NÃO deve continuar pensando no trabalho ou estudo. Levante, ande… deixe sua mente ir para outro lugar.
  4. Depois desses 5 minutos, volte ao trabalho/ estudo por mais 25 minutos, tempo denominado de 1 Pomodoro.
  5. A cada 4 Pomodoros, você tem direito a um descanso maior. A técnica diz para tirar 20 minutos de intervalo, antes de iniciar o próximo bloco de 4 Pomodoros.
 pomodoro tec
 
A técnica, de uma forma mais elaborada, consiste algum planejamento e inspeção simples. Dessa maneira, no começo do dia, antes de realizar qualquer tarefa, uma lista dos objetivos do dia é criada e então estimada em termos de quantos Pomodoros devem ser necessários até sua conclusão. As tarefas que levarem mais do que sete Pomodoros devem ser quebradas. As tarefas que levarem menos que um Pomodoro devem ser agrupadas até que se possa ocupar um Pomodoro inteiro.
Lidam-se com interrupções e distrações por meio de uma rápida revisão, pensando-se em como tratá-las quando o Pomodoro atual for terminado. Nas raras ocasiões em que uma interrupção não puder ser tratada desta maneira, o Pomodoro atual é parado e invalidado. Como Francesco costuma dizer, o próximo Pomodoro sempre será melhor.
 
Por que funciona?
 
Não existe mágica, mas a pura lei da ação e da reação. De acordo com artigo do site "Viva A Segunda!", os motivos do sucesso da técnica são:
 

1 – Primeiro, você vai perceber que seu cérebro ficará mais concentrado ao saber que tem 25 minutos para realizar as ações.

2 – Depois, você vai sentir que não ficará tão cansado ao executar as tarefas, pois ao tirar sua mente do foco, nos intervalos, a sua atividade cerebral se recupera, fazendo com que os próximos 25 minutos sejam mais produtivos do que se você tivesse ficado na atividade por uma hora inteira seguida.

3 – Você vai aprender a fazer com que as outras pessoas respeitem o seu tempo, pois vai ter que pedir para elas esperarem até você concluir o Pomodoro em curso para poder atendê-las. Ensine a elas para que compreendam melhor.

4 – Você também vai aprender a respeitar melhor o seu próprio tempo, pois vai focar na tarefa e não se distrairá com interrupções externas, já que você sabe que poderá responder aos outros (whatsapp, facebook, telefone…) assim que acabar o Pomodoro.

5 –  Você vai aprender a mensurar melhor as suas tarefas, utilizando o Pomodoro como medida, e poderá aprimorar a sua habilidade de planejar quanto tempo precisa para diversos tipos de atividades. Exemplo: organizar minha agenda da próxima semana = 2 pomodoros

6 – Vai ajudar na organização da sua agenda e a encontrar tempo livre nela. 
 
Caso queira adotar essa técnica no seu dia-a-dia, clique aqui e baixe um Timer para o seu PC. Para os smartphones , existem além do próprio cronometro do celular, há alguns timers bem interessantes, como o "Pomodoro Times Lite" e o "Pomodoro Timer Foco".
 
Recaptulando...
 
Sobre o Autor
Alexandre Araujo
Author: Alexandre AraujoWebsite: https://br.linkedin.com/in/dralexandrearaujoEmail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Consultor Executivo | Coach
Quem Sou
Bacharel em Administração de empresas e MBA em Marketing, Vendas e Mídias On-line. Palestrante e consultor em Marketing On-line e Marketing Imobiliário. Coach Pessoal e Executivo com ênfase em Desenvolvimento Pessoal e Organizacional. Entusiasta em Tecnologia da Informação e tecnologias mobiles. Praticante de Jiu-jitsu.
Veja meus outros artigos:

BTCClicks.com Banner

Topo