Notícias

Veja os 7 erros mais comuns que jamais devem ser cometidos em uma entrevista de emprego

Ser chamado para fazer uma entrevista é o objetivo de todo profissional que está a procura de um reposicionamento no mercado de trabalho e com certeza, já é um grande passo na busca de emprego. Por isso, é importante que os profissionais saibam o que fazer nesta etapa tão importante do processo seletivo.

 

1. NÃO SE ATRASE 

Não se atrase

Seja pontual, conheça a empresa com antecedência e, se possível, até mesmo o entrevistador. Esses são pontos que ajudam na hora da conversa.

Hoje praticamente tudo está na internet. Então, antes da entrevista, prepare-se e faça seu dever de casa.

Busque conhecer a localização exata da empresa, trajeto e proximidades. Isso já ajuda bastante na hora de sair de casa e evitar atrasos em "ficar procurando o endereço". Chegar cedo demais também é ruim, pois isso demonstra ansiedade. O ideal é chegar com 10 ou no máximo 15 minutos de antecedência. É tempo suficiente para se apresentar, tomar uma água e relaxar um pouco antes da entrevista.

2. CUIDADO COM A APRESENTAÇÃO PESSOAL

Apresentação Pessoal

No primeiro contato, é importante que o profissional seja um pouco mais conservador e formal. Isso é o mais seguro.

Perfumes exagerados, roupas muito coladas e decotes ousados, estão fora de cogitação. Além de passar uma impressão pouco profissional e apelativa, pode criar negatividade e desaprovação nas demais pessoas que já trabalham lá. 

No mais, JAMAIS:

- Barba por fazer,

- Tênis

- Chiclete

- Gírias e palavrões

- Camisas social com mangas dobradas

- Blusas com mensagens

- Bonés e chapéus

- Óculos escuros durante a entrevista

- Cabeça curvada e ombros arqueados

- Erros de português

 

3. CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE A EMPRESA ONDE SE PRETENDE TRABALHAR

Uma impressão negativa que se passa ao entrevistador é a de que você está lá apenas pelo dinheiro. Demonstrar que não sabe nada sobre a empresa ou que apenas "já ouviu falar" pode soar ruim ao entrevistador. Você não é um matador de aluguel ou um mercenário, que se preocupa apenas em executar o serviço. Espera-se que você seja um profissional que vai integrar em uma equipe e estará engajado no futuro da empresa e de seus objetivos.

Pesquise o site da empresa, blog, fan page no facebook, linkedIn e etc. Saber em que ramo atua, áreas de atuação, principais concorrentes e outros ajuda muito na hora da conversa. Já mostra ao entrevistador que você é bem informado e pró-ativo.

4. PESQUISE SEU ENTREVISTADOR

Se souber quem será seu entrevistador, ótimo! Ao agendar sua entrevista, pergunte o nome e sobrenome de quem te entrevistará. Da mesma maneira que hoje muitas empresas já utilizam as redes sociais para conhecer mais o perfil dos candidatos, a ferramenta também pode ser utilizada em favor do profissional.

Tente uma pesquise sobre essa pessoa no Facebook. Preferências, hobbies, gostos, pode te ajudar a estabelecer um grau de afinidade um pouco maior com o entrevistador e ajuda em quebrar o gelo. Lembre-se, a entrevista é uma via de duas mãos.

5. NÃO TOME O LUGAR DO ENTREVISTADOR

Não fale demais

Apesar de a entrevista ser uma via de mão-dupla, quem a conduz é o entrevistador. Procure ouvir o que ele tem para perguntar, responda com clareza e seja objetivo.  Não exagere nos detalhes.

6. ESTEJA PRONTO PARA FALAR SOBRE VOCÊ

Esteja preparado para falar a seu respeito, mencionar seus pontos fortes fortalezas e também os pontos de desenvolvimento. Enalteça suas qualidades e demonstre como você lida com seus defeitos sem que eles atrapalhem seu desenvolvimento na empresa.

7. NÃO SEJA ANTI-ÉTICO

Falar mal da empresa anterior, do patrão, do cargo ou dos colegas de trabalho, coloca seu caráter e reputação em xeque. Afinal, não existe apenas um lado da moeda. Evite também entrar em detalhes sobre conflitos internos em seus empregos anteriores, seja com colegas ou superiores. Isso coloca o entrevistador em dúvida sobre sua disposição em ser liderado, obedecer hierarquias e se relacionar bem em equipe. 

Sobre o Autor
Alexandre Araujo
Author: Alexandre AraujoWebsite: https://br.linkedin.com/in/dralexandrearaujoEmail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Consultor Executivo | Coach
Quem Sou
Bacharel em Administração de empresas e MBA em Marketing, Vendas e Mídias On-line. Palestrante e consultor em Marketing On-line e Marketing Imobiliário. Coach Pessoal e Executivo com ênfase em Desenvolvimento Pessoal e Organizacional. Entusiasta em Tecnologia da Informação e tecnologias mobiles. Praticante de Jiu-jitsu.
Veja meus outros artigos:

bitter.io - Free bitcoin, bitcoin advertising, ptc
Topo