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Whatsapp no mercado imobiliario

Esse artigo nos fala sobre como transformar esse famoso aplicativo de comunicação em uma poderosa ferramenta de vendas.

É notório a necessidade que nós como sociedade criamos em obter informação de forma rápida e dinâmica. Hoje o mundo caminha em uma velocidade fora do comum, nunca antes visto na história.

Antigamente, tínhamos os correios, o telefone fixo, e outros mecanismos de comunicação que aos poucos estão caindo em desuso em virtude de novas tecnologias que estabelecem comunicação de forma mais rápida e precisa. 

Hoje a velocidade da comunicação está cada dia mais rápida e consequentemente o volume de informações que recebemos ao longo do dia – principalmente originárias da internet – é absurdamente alta. Somos bombardeados diariamente com E-mails, ligações telefônicas (telefone fixo, celular, nextel), sms, redes sociais, skype, artigos, sites de notícias etc. Informações de todas as partes e de diversas maneiras, de forma que a cada dia que passa, vai se tornando mais difícil conseguir se concentrar e manter o foco em meio a esse turbilhão de coisas que acontecem ao nosso redor.

Em paralelo a isso, a cada dia, novas tecnologias vão surgindo quase que diariamente, bem como como novas redes sociais, novas mídias e também novas formas de comunicação. Tudo isso buscando otimizar e ampliar o acesso a informação. E precisamos estar sempre nos atualizando as novidades. Nesse crescente universo tecnológico e global, as empresas estão cada dia mais competitivas e exigindo cada dia mais de seus profissionais.

A corrida é intensa em gerar melhores resultados, aumentar as vendas, cumprir as metas, aumentar o faturamento das empresas que trabalhamos ou até mesmo da nossa, se destacar em meio a concorrência e por aí vai.

É nesse contexto que o Marketing vem se repensando e reinventando face aos novos hábitos dos consumidores e as novas tecnologias. O pensamento se converge para uma mesma direção quando as perguntas são:

O que podemos fazer para conseguir um maior engajamento dos nossos clientes?

O que é necessário fazer para conseguir chamar atenção de nossos clientes ou até mesmo dos nossos prospects?

Em uma pesquisa recente que fizemos com um grupo de 300 executivos de diversas empresas, foi verificado os seguintes dados:

- 93% dos executivos, NÃO atendiam o celular no decorrer do dia, entre uma reunião e outra.

- E dos que não atendiam, Apenas 32% acessavam a caixa de mensagem de voz para ouvir os recados. E apenas 24% retornava a chamada em no máximo 40 minutos.

- Desses executivos 90% acessavam suas caixas de email através do celular, mas apenas 22% respondiam todas as mensagens de imediato. A grande maioria deixava para responder através do escritório.

- 98% acompanhavam o WhatsApp e respondiam a mensagem de forma imediata.

A que conclusão podemos chegar?

Hoje as conversas estão muito mais dinâmicas e curtas... A atenção está voltada mais para a rapidez e facilidade. Informações que sejam mais complexas e que demandem mais tempo (como e-mails e as formalidades de uma chamada telefônica) não são priorizadas.

Além disso a comunicação flui de forma rápida e objetiva, além de ter um custo infinitamente menor através do WhatsApp,  por exemplo. E ao que parece, esse app veio mesmo pra ficar.

E não é de hoje que esse aplicativo está no centro das atenções. Além da ampla polêmica acerca de sua compra pelo Facebook, pela "bagatela" de 22 Bilhões, o WhatsApp já esteve na mídia internacional por restrição e proibição em alguns países, casos de assédio sexual e pedofilia, fotos íntimas e pessoais vazadas e outros.

Mas não só de notícias ruins vive o whatsApp. Esse pequeno aplicativo, levou o nível da comunicação entre usuários de tecnologia mobile para outro patamar. Aliados ao baixo custo comparando os planos de dados aos planos de voz das operadoras, e a gratuidade do uso do aplicativo, o whatsapp vem conquistando o publico de modo geral, em todas as faixas etárias. Mas, como posso utilizar essa ferramenta para otimizar meus negócios?

08 Dicas Para alavancar seus negócios através do WhatsApp

1ª Dica: Monte sua base de contatos

Todo contato que tiver com clientes, vale a pena perguntar se ele já utiliza o whatsapp e se ele se importaria se você o contata-se pelo aplicativo para se comunicar melhor com ele. Evite adicionar contatos de pessoas desconhecidas para enviar mensagens sem ser solicitado.

Adicione os contatos na sua agenda do celular e categorize-os. Defina grupos de "já clientes", "clientes vip", "prospects", etc... de acordo com seu negócio.

2ª Dica: Estreite os laços (Marketing de Relacionamento)

Deixe ciente aos seus clientes que você irá contatá-los pelo whatsapp. Evite "surpreender" seu cliente com mensagens inexperadas. Inicie uma conversa pelo aplicativo com um bom dia, boa tarde. Relembre o último contato que tiveram. Peça ao seu cliente para adicionar seu contato ao celular dele, para qualuqer eventualidade (isso irá garantir que ele receberá mensagens suas enviadas por lista de transmissão.

3ª Dica: Monte Uma Lista de Envio e envie apenas conteúdos genéricos

Em lista de distribuição, o cliente receberá mensagem sua como se fosse diretamente só pra ele, mas você estará enviando em massa. Assim, fale como se estivesse falando apenas com uma pessoa. Dessa forma, evite enviar informações muito específicas. Por exemplo informações sobre o apartamento de cobertura àquele investidor que quer comprar sala comercial. O ideal é você enviar links de ntícias do mercado imobiliário. Personalize a mensagem antes de enviar o link... Exemplo: "Olá amigo, achei essa notícia interessante e como está comprando imóvel, resolvi compartilhar com você."

4ª Dica: Desenvolva conteúdos individualizados, seguindo o interesse de cada um.

Vale apena criar um controle desses contatos (aplicativos como Evernote, Google Keep, Tello e etc), acompanhando as informações sobre o contato (Nome, Telefone, email, o tipo de imóvel que está procurando, detalhes da vida pessoal - casado, filhos, animal de estimação e outros). dessa forma, você consegue otimizar informações de forma individualizada e enviar diretamente ao seu contato.

5º Dica: Não crie grupos de clientes! Seu cliente deseja privacidade.

Muitos corretores de imóveis cometem esse erro!!! Criam um grupo e adicionam todos os clientes num mesmo bolo! Daí ficam compartilhando anuncios de imóveis e ainda citam os nomes dos clientes... Isso só vai causar desconforto e chateação, além de quebrar a privacidade de seus clientes. Caso queira criar um grupo sobre mercado imobiliário para compartilhar informações e dicas, informe muito bem aos seus contatos do que se trata o grupo e peça permissão para adicioná-los.  

6º Dica: Realize Follow up

Muitas vezes seu cliente se senti incomodado em você ficar ligando e perguntando se ele já analisou a proposta sobre o imóvel ou a possibilidade de mostrar outros empreendimentos. Mas quando esse acompanhamento é feito via whatsapp, além de ficar menos invasivo e dinâmico, o seu cliente fica mais propenso em lhe responder. Assim, aproveite a ferramenta para fazer Follow Up (acompanhamentos de negociações)

7º Dica: Ofereça atendimentos através do whatsapp

Torne seu whatsapp um canal de atendimento seu ou de sua imobiliária. Disponibilize esse número em seus cartões, site e etc. Tire dúvidas pelo aplicativo e faça interações

8ª Dica: Faça Agendamentos

Muitas vezes temos dificuldade em ficar ligando para nossos clientes para agendar visitas. Faça esse contato pelo whatsapp. Já proponha data e horário e aguarde apenas uma confirmação. Fica mais rápido e dinâmico.

Caso queira obter um conhecimento mais aprofundado sobre essas dicas e muitas outras para tornar seu whatsapp em uma poderosa ferramenta de vendas, entre em contato conosco e informe-se do nosso próximo curso presencial ou on-line.

Sobre o Autor
Alexandre Araujo
Author: Alexandre AraujoWebsite: https://br.linkedin.com/in/dralexandrearaujoEmail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Consultor Executivo | Coach
Quem Sou
Bacharel em Administração de empresas e MBA em Marketing, Vendas e Mídias On-line. Palestrante e consultor em Marketing On-line e Marketing Imobiliário. Coach Pessoal e Executivo com ênfase em Desenvolvimento Pessoal e Organizacional. Entusiasta em Tecnologia da Informação e tecnologias mobiles. Praticante de Jiu-jitsu.
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