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Dúvida de todo empreendedor: Qual o melhor horário para publicar nas redes sociais? 

 

No conhecido jargão popular, costumamos falar que “tempo é dinheiro!”. Nas mídias sociais, não haveria de ser diferente, principalmente se o objetivo de seu negócio é obter a maior quantidade possível de visualizações em suas postagens.

Existe uma linha sutil entre publicar mais de um conteúdo no mesmo dia, para obter audiência elevada (mas sem se tornar chato) e acertar no horário onde uma publicação atingirá a maior quantidade possível de visualizações.

Assim, o tempo é tudo nas mídias sociais. Você só quer postar algo quando as pessoas estão on-line para visualizá-las. E um público maior significa mais oportunidades para impulsionar o engajamento, direcionar o tráfego e obter novos seguidores e clientes potenciais.

Então, quando são os melhores momentos para postar em mídias sociais?

Isso depende da audiência que você está tentando segmentar (quem são e onde estão localizados), das redes que você está usando, de seus objetivos e do tipo de conteúdo compartilhado. Mas enquanto não existir o horário perfeito para postar, existem recursos que podem ajudá-lo a encontrar os melhores horários.

O melhor momento para publicar no Twitter

Apesar da movimentação no Twitter ser um cronograma quase cronológico, a meia-vida média de um Tweet não é longa. De acordo com uma análise da Wiselytics, um tweet dura apenas 24 minutos - quase quatro vezes mais curto do que a meia-vida de 90 minutos de um post no Facebook.

"Para o Facebook, um post atinge 75% de seu potencial envolvimento em cinco horas. A mediana de um Tweet atinge esta marca de 75 por cento em menos de três horas", diz Wiselytics.

Esta é uma janela relativamente pequena de oportunidade de engajamento e significa que seus Tweets precisam pular na frente de tantos globos oculares quanto seja possível – Ou seja, quando a maior parte de seu público-alvo está usando o Twitter.

Saber quando é, vai demorar um pouco, pois é necessário experimentar com tentativa e erro (falaremos mais sobre isso mais tarde).

Com base em minhas próprias experimentações, aqui no Brasil, o melhor momento para postar no Twitter é às 15:00 da segunda-feira à sexta-feira. E esse horário é bem semelhante ao que ocorre com empresas dos EUA, por exemplo.

"Como uma organização B2B, nós achamos que os melhores tempos para Tweet são entre as 12hs e as 15hs da semana nos dias de semana, com a maior quantidade de cliques e Retweets ocorrendo às 15hs da tarde", explica Amanda Wood, especialista em marketing de redes sociais da Hootsuite.

Mas, novamente, isso será diferente dependendo do seu público, local e estratégia de conteúdo. Algumas empresas por exemplo, dizem que 12hs, 17hs e 18hs, são os melhores tempos para Retweets, enquanto 12hs. e 18hs são excelentes para obter taxas de cliques mais elevadas. De acordo com a Kissmetrics, em um contexto mundial, diz que os dias úteis da semana, às 17hs, são mais eficazes, e Hubspot (Empresa de CRM) chegou à mesma conclusão que fizemos: 12:00 e 15:00 da segunda-feira a sexta-feira é o melhor.

Você deve usar esses tempos como ponto de partida, testar diferentes horários de lançamento e medir os resultados. Aqui estão três coisas que é importante considerar sobre como encontrar o melhor momento para suas postagens:

1. A localização é importante. Se você estiver tentando alcançar uma audiência global, crie um identificador do Twitter para cada região e use uma ferramenta de gerenciamento de mídia social para executá-los todos da mesma plataforma. Certifique-se de criar relatórios de mídia social para acompanhar quando você obter o máximo de engajamento para cada identificador do Twitter.

2. Use a ferramenta certa. Existem inúmeras ferramentas lá fora para ajudá-lo a encontrar o melhor momento para Tweet. Uma das ferramentas que eu gosto bastante é o Hootsuite AutoSchedule que escolhe um tempo baseado em que momento, seus Tweets são melhor aproveitados. Você pode fazer um AutoSchedule tanto do painel como da extensão Hootlet. Outra ferramenta que gosto bastante é o Buffer.com.

3. Conheça o seu público. Quantos anos eles tem? Onde é que eles vivem? Em que trabalham? Como é o trajeto deles? O que eles fazem no seu tempo livre? Responda essas perguntas e será muito mais fácil obter os melhores momentos para postar no Twitter, bem como todas as outras redes sociais.

A melhor hora para publicar no Facebook

Devido ao complicado algoritmo de Feed de notícias, obter o seu timing certo no Facebook não é fácil.

Mas, apesar da funcionalidade não-cronológica do News Feed, nossa equipe de marketing social descobriu alguns horários de publicação que, na verdade, geram uma quantidade maior de “Likes”, comentários, compartilhamentos e cliques:

A melhor hora para postar no Facebook é entre as 12:00hs e as 15:00hs, na segunda-feira, quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira.

E no sábado e domingo, entre as 12h e as 13h.

No nosso caso, nós da Fórmula do Sucesso observamos um menor comprometimento nos fins de semana, mas há um pico de clicks nos posts publicados entre as 12hs as 13hs.

Como sempre, você deve testar e acompanhar os resultados usando dados de engajamento obtidos nas Insights da página do Facebook ou outras ferramentas de medição para determinar o que funciona melhor para você.

O melhor momento para publicar no Instagram

Os posts no Instagram aparecem em feeds "com base na probabilidade [o público] que estará interessado no conteúdo." Isso significa que fotos e vídeos com lotes de comentários e likes têm uma melhor chance de aparecer perto do topo de seus seguidores.

Mas mesmo que o conteúdo não apareça mais em uma ordem estritamente cronológica, você ainda quer publicar no Instagram quando tiver a melhor chance de atingir um grande público.

Para fazer isso, pense sobre o seu persona de destino e como é o seu dia-a-dia. Eles são o tipo de pessoa que iria verificar Instagram assim que acordar? Se sim, quando seria isso? Onde eles moram e trabalham? Considere também o que eles fazem em seus deslocamentos e no seu tempo livre.

Muitas empresas tem usado esta estratégia para testar e medir vários horários de postagem. E o que a maioria tem descoberto? rsrsrs

O melhor momento para postar no Instagram é das 12:00hs às 13:00hs da segunda-feira à sexta-feira.

"Não há dúvida de que nossa comunidade percorre o Instagram durante a hora do almoço", explica a especialista em marketing de mídia social da Hootsuite, Amanda Wood. "Nós achamos que o horário também funciona melhor nos fins de semana [sábados e domingos], mas como somos um negócio B2B, nossa estratégia Instagram é focada na semana."

Alguns segmentos empresariais aqui no Brasil tem observado que em qualquer em qualquer horário de segunda-feira a quinta-feira entre 15hs e 16hs – onde relatam que todas as quartas-feiras as 15hs são os mais melhores.

Já nos EUA, a empresa de marketing Mavrk, com sede em Boston, sugere que os usuários considerem postar entre as 6:00 e as 12:00 da manhã. Sua análise de 1,3 milhão de postagens do Instagram mostrou que, embora o volume de lançamento seja relativamente baixo pela manhã, as pessoas ainda usam seus smartphones para verificar regularmente seus feeds. Neste cenário, você teria uma audiência de bom tamanho e menos conteúdo para competir. Uma premissa que pode ser bastante interessante aqui no Brasil também.

Outras coisas a considerar

Quando se trata de melhores momentos para postar em qualquer rede social, você também precisa pensar sobre fusos horários. Se o público-alvo abranger muitos, isso afetará seus resultados.

E se você é uma organização B2C, você pode achar que posts publicados nos fins de semana são melhores diferentemente de empresas onde a linha de negócios é B2B, onde se obtém os melhores resultados das horas de trabalho do dia útil.

Então, use estes tempos como ponto de partida, mas sempre teste e medição de resultados para descobrir o que funciona melhor para você.

Sobre o Autor
Alexandre Araujo
Author: Alexandre AraujoWebsite: https://br.linkedin.com/in/dralexandrearaujoEmail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Consultor Executivo | Coach
Quem Sou
Bacharel em Administração de empresas e MBA em Marketing, Vendas e Mídias On-line. Palestrante e consultor em Marketing On-line e Marketing Imobiliário. Coach Pessoal e Executivo com ênfase em Desenvolvimento Pessoal e Organizacional. Entusiasta em Tecnologia da Informação e tecnologias mobiles. Praticante de Jiu-jitsu.
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