Notícias

BitMiner - free and simple next generation Bitcoin mining software

Também conhecida por geração do milênio, a chamada Geração Y, é a geração das pessoas que nasceram entre os anos de 1978 a 1990. Muitas vezes também chamada de geração da Internet, pois surgiu exatamente por essa época.

A geração Y é conhecida por ser uma geração que surgiu juntamente com muitos dos principais avanços tecnológicos, globalização e consequentemente o desenvolvimento de diversos países, que acabaram tornando-se potências mundiais.

Os jovens da geração Y já nasceram submersos num mundo com tecnologias que a maioria dos seus pais não tiveram: como TV a cabo, videogames, computadores, vários tipos de jogos eletrônicos e outros. Dessa maneira, por crescerem rodeados pelas facilidades do mundo moderno, com seus fornos de microondas e MP3 players, acabaram rotulados como pessoas folgadas, distraídas, insubordinadas e superficiais, de maneira geral.

A grande questão é que, as facilidades de acesso a informação e os recursos tecnológicos do mundo moderno, moldaram uma geração ambiciosa, comumente vista em troca frequente de emprego, por considerarem seus empregos anteriores pouco desafiadores e sem oportunidades de crescimento. Ou seja, jovens muito exigentes, sempre antenados em novas tecnologias e novidades no mercado.

Tanto, que o marketing das empresas tem cada dia mais, buscado conhecerem esse tipo de público que querem atingir. Seja através de pesquisas de mercado para saberem qual o produto que a geração Y está interessada, ou como eles querem ser atendidos, o que eles estão procurando, até através de um marketing de relacionamento mais aproximado e presente.

Também denominada como Millennials, a geração Y é um público ávido por inovações, buscando sempre as últimas novidades do mercado no quesito tecnologia, quer seja através da televisão mais moderna, ou o smartphone do momento.

Em contrapartida, a geração Y também foi a geração que impulsionou fortemente a preocupação com o 3º setor e também com o meio ambiente e sustentabilidade, uma vez que seus pais não se preocuparam tanto, eles estão muito interessados em deixar um bom lugar para seus descendentes viverem.

Entendendo um pouqinho mais... Geração X, Y e Z

De acordo com sociólogos, Geração X, Y e Z são conceitos sociológicos que caracterizam pessoas que nasceram em diferente épocas na evolução da nossa sociedade. Indiscutivelmente, os maiores avanços tecnológicos da história em todos os setores ocorreram de 1970 para cá. Dessa forma, as gerações foram subdivididas dentro desse contexto evolutivo nos 50 anos que se seguem.

Assim:

A Geração X consiste em pessoas que nasceram no final dos anos 60 até o início dos anos 70; a geração Y é composta por pessoas que nasceram nos anos 80 (apesar de alguns autores incluírem nesta geração pessoas que nasceram no final da década de 70); a geração Z é representada por pessoas que nasceram na década de 90.

Cada geração é influenciada por diversos fatores que influenciam a cultura da sua época (como a tecnologia, desenvolvimento econômico atual do país em questão, etc) e por isso têm formas distintas de viver e pensar.

Geração Y no mercado de trabalho

No mercado de trabalho e no contexto empresarial, muitas vezes existem conflitos entre elementos que são de diferentes gerações, porque têm formas muito diferentes de agir e pensar.

Por exemplo, se um trabalhador da geração X é hierarquicamente inferior a um da geração Y, podem ocorrer alguns problemas. Enquanto um indivíduo da geração Y procura inovar, o da geração X prefere manter o equilíbrio e a estabilidade existentes.

 

 

Sobre o Autor
Alexandre Araujo
Author: Alexandre AraujoWebsite: https://br.linkedin.com/in/dralexandrearaujoEmail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Consultor Executivo | Coach
Quem Sou
Bacharel em Administração de empresas e MBA em Marketing, Vendas e Mídias On-line. Palestrante e consultor em Marketing On-line e Marketing Imobiliário. Coach Pessoal e Executivo com ênfase em Desenvolvimento Pessoal e Organizacional. Entusiasta em Tecnologia da Informação e tecnologias mobiles. Praticante de Jiu-jitsu.
Veja meus outros artigos:

Topo